Histórico do PIEA2


HISTÓRICO: Desde a idealização a execução do Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem
Desde a idealização do projeto inicial até a execução do projeto final, ocorreram diversas mudanças, de conteúdo e forma, além do aprimoramento do projeto e da ideia por intermédio de debates, fóruns, e atividades que o direcionaram para seu aperfeiçoamento. Então, para elencar as etapas ocorridas no projeto, serão dispostas as atividades que o compuseram por ordem cronológica dos acontecimentos, para melhor entendimento da evolução e desenvolvimento do projeto, que culminaram na sua plena execução.
  1. Idealização do projeto.
A primeira ideia a ser pensada foi essencialmente por afinidade e gosto pessoal foi escolhida a priori um tema relacionado com arte digital vídeos e pintura digitalizada, inspiração vinda dos novos movimentos artísticos contemporâneos, entretanto, o tema carecia de fundamentação teórica, embasamento e concordância com a interdisciplinaridade, sendo assim decidi optar por uma proposta mais cultural, aproveitando as outras matérias do curso como identidade cultural, assim como as raízes culturais da minha família decidi prestigiar um artista que catalogou por intermédio de pinturas o cotidiano da vida baiana, apresentei a proposta que teria como cerne a pintura moderna (do artista Carybé) e o cotidiano cultural da Bahia, depois de diversos debates e adaptações o tema e as matérias estavam prontas e escolhidas para serem desenvolvidas.
  1. Construção do relatório do projeto.
Tendo os temas escolhidos o momento de organizar e afunilar as ideias chegou. O relatório do projeto foi extremamente importante para transformar o projeto em algo executável, dai começaram a surgir algumas demandas imprescindíveis para sua plena execução, o formato trazido pelos professores e tutores o direcionaram e o iniciaram em uma pesquisa de cunho mais científico o que ampliou o rigor para sua construção. As maiores dificuldades ocorreram na bibliografia, metodologia, objetivos, público alvo e planejamento da execução, no que tange a arte de Carybé apresentaram orientação para escolher alguns livros, seis ao todo, que desembaraçava sua obra e vida, um por um foi analisado, para averiguar qual se encaixava melhor na minha proposta, ao final do processo seletivo de escolha bibliográfica escolhi três obras que me auxiliaram bastante na fundamentação os livros: BATTISTONI Filho, Duílio, Pequena História da Arte, FRAGA, Myriam, Carybé e RAUL, Mendes Silva, Sociedade e natureza na História da Pintura no Brasil.
A metodologia e objetivos foram sendo especificados à medida que visualizava a execução da aula o objetivo matriz do porque do projeto, então decidi optar pelo público do 8º ano do ensino fundamental quase entrando no médio, pois concluí que seria ideal devido ao contanto mais direto em sua estrutura curricular com a pintura e a identidade cultural nesse período escolar.
O planejamento da execução do projeto foi o mais complexo, pois era nesse momento que tudo deveria ser demonstrado e a apresentação com limitação de tempo, interação com os alunos e objetividade na apresentação. E como meu trabalho tem uma maior base teórica a princípio decidi apresentar os conceitos de pintura e identidade cultural e depois, interagir com os alunos por intermédio da feitura de pinturas para cada um, uma releitura do que foi apresentado de forma prática das obras de Carybé, como também da identificação dos conceitos de pintura moderna, foi ai que percebi o quanto seria moroso e o quanto perderia em qualidade e didática a aula, pois levaria mais tempo todos pintando individualmente e prejudicaria o objetivo que era a entronização de conceitos e importância da pintura,  foi então que decidi optar por 5 grandes grupos o que deixou mais plausível o planejamento, no que se refere a tempo e domínio da execução da aula. O relatório concluído e todos os passos de planejamento executados faltavam apenas a fiel execução do projeto.
  1. O Blog
O blog foi extremamente difícil de criar, poucas foram as vezes que tive contato com blogs a maioria por meio deste curso, então teria que começar do zero, aprendi em vídeo aulas no youtube como confeccionar um blog, as inserções de imagens, títulos, textos, vídeos e utilização de códigos de HTML, que para bom entendedor são simples, mas para um leigo é algo bem complexo e trabalhoso. Construindo o blog, detalhando o projeto, adquiri e inseri maior número de informações do Carybé, slides e revistas digitais sobre o tema, que cuidadosamente escolhi para melhorar o entendimento do projeto. Depois de pronto o blog, descobri que ele poderia ser uma ferramenta chave na execução do projeto, poderia utiliza-lo para dar mais interatividade na exposição e seria ferramenta de auxílio para demonstrar melhor a história de Carybé, a pintura e o cotidiano baiano e seu contexto cultural, foi a partir dai que mudaram radicalmente o planejamento de execução da atividade.
  1. Execução do projeto
Esta foi a etapa onde ocorreram algumas alterações, mudou-se muito o planejamento de execução, a sala que antes era normal passou a ser uma sala de informática em decorrência do aproveitamento do blog na aula, a forma de exposição foi modificada em decorrência das duas etapas de atividade uma na sala de vídeos para exposição teórica e outra na sala de informática para a interação do trabalho com os cinco grupos, os problemas com autorização e legislação de direitos de imagem envolvendo de menores de idade no registro do trabalho, foram alguns empecilhos que tiveram que ser superados ou pelo menos minimizados. A interação com os alunos e os resultados finais da atividade foi surpreendentemente positivos, a releitura apresentada demostrou a compreensão dos alunos que explanaram sobre as pinturas que poderiam produzir a partir da sua vivência, de seu cotidiano o que consolidou o objetivo do trabalho. O projeto foi bastante alterado mais a essência permaneceu, tudo em prol da melhor execução dos objetivos e depois de concluído o projeto acredito que tenha conseguido o êxito nesta etapa final.
  1. Conclusão
Neste trajeto de quase quatro meses no trabalho de aperfeiçoamento de uma proposta desde o início ao fim, as mudanças recorrentes e as limitações a superar, demostraram de maneira prática os caminhos percorridos e o constante aprimoramento de um planejamento em vias de execução. A superação de diversas dificuldades e o contato mais frequente com uma pesquisa científica tornou-se fonte de enriquecimento e experiência o que auxiliará futuramente na consolidação do TCC.



Referências:

http://www.youtube.com/watch?v=aT0p7k2RVPE&feature=related




Material iconográfico:




Depoimentos dos grupos de alunos que participaram do projeto:



Nenhum comentário: