HISTÓRICO: Desde a idealização a execução do Projeto Interdisciplinar de Ensino e
Aprendizagem
Desde a idealização do projeto inicial
até a execução do projeto final, ocorreram diversas mudanças, de conteúdo e
forma, além do aprimoramento do projeto e da ideia por intermédio de debates,
fóruns, e atividades que o direcionaram para seu aperfeiçoamento. Então, para
elencar as etapas ocorridas no projeto, serão dispostas as atividades que o
compuseram por ordem cronológica dos acontecimentos, para melhor entendimento
da evolução e desenvolvimento do projeto, que culminaram na sua plena execução.
- Idealização
do projeto.
A primeira ideia a ser pensada foi
essencialmente por afinidade e gosto pessoal foi escolhida a priori um tema
relacionado com arte digital vídeos e pintura digitalizada, inspiração vinda
dos novos movimentos artísticos contemporâneos, entretanto, o tema carecia de
fundamentação teórica, embasamento e concordância com a interdisciplinaridade, sendo
assim decidi optar por uma proposta mais cultural, aproveitando as outras
matérias do curso como identidade cultural, assim como as raízes culturais da
minha família decidi prestigiar um artista que catalogou por intermédio de
pinturas o cotidiano da vida baiana, apresentei a proposta que teria como cerne
a pintura moderna (do artista Carybé) e o cotidiano cultural da Bahia, depois
de diversos debates e adaptações o tema e as matérias estavam prontas e
escolhidas para serem desenvolvidas.
- Construção
do relatório do projeto.
Tendo os temas escolhidos o momento de
organizar e afunilar as ideias chegou. O relatório do projeto foi extremamente
importante para transformar o projeto em algo executável, dai começaram a
surgir algumas demandas imprescindíveis para sua plena execução, o formato
trazido pelos professores e tutores o direcionaram e o iniciaram em uma
pesquisa de cunho mais científico o que ampliou o rigor para sua construção. As
maiores dificuldades ocorreram na bibliografia, metodologia, objetivos, público
alvo e planejamento da execução, no que tange a arte de Carybé apresentaram
orientação para escolher alguns livros, seis ao todo, que desembaraçava sua
obra e vida, um por um foi analisado, para averiguar qual se encaixava melhor
na minha proposta, ao final do processo seletivo de escolha bibliográfica
escolhi três obras que me auxiliaram bastante na fundamentação os livros:
BATTISTONI Filho, Duílio, Pequena História da Arte, FRAGA, Myriam,
Carybé e RAUL, Mendes Silva, Sociedade e natureza na História da Pintura no
Brasil.
A metodologia e objetivos foram sendo especificados
à medida que visualizava a execução da aula o objetivo matriz do porque do
projeto, então decidi optar pelo público do 8º ano do ensino fundamental quase
entrando no médio, pois concluí que seria ideal devido ao contanto mais direto
em sua estrutura curricular com a pintura e a identidade cultural nesse período
escolar.
O planejamento da execução do projeto
foi o mais complexo, pois era nesse momento que tudo deveria ser demonstrado e
a apresentação com limitação de tempo, interação com os alunos e objetividade
na apresentação. E como meu trabalho tem uma maior base teórica a princípio
decidi apresentar os conceitos de pintura e identidade cultural e depois,
interagir com os alunos por intermédio da feitura de pinturas para cada um, uma
releitura do que foi apresentado de forma prática das obras de Carybé, como
também da identificação dos conceitos de pintura moderna, foi ai que percebi o quanto
seria moroso e o quanto perderia em qualidade e didática a aula, pois levaria
mais tempo todos pintando individualmente e prejudicaria o objetivo que era a entronização
de conceitos e importância da pintura,
foi então que decidi optar por 5 grandes grupos o que deixou mais
plausível o planejamento, no que se refere a tempo e domínio da execução da
aula. O relatório concluído e todos os passos de planejamento executados
faltavam apenas a fiel execução do projeto.
- O
Blog
O blog foi extremamente difícil de
criar, poucas foram as vezes que tive contato com blogs a maioria por meio
deste curso, então teria que começar do zero, aprendi em vídeo aulas no youtube
como confeccionar um blog, as inserções de imagens, títulos, textos, vídeos e
utilização de códigos de HTML, que para bom entendedor são simples, mas para um
leigo é algo bem complexo e trabalhoso. Construindo o blog, detalhando o
projeto, adquiri e inseri maior número de informações do Carybé, slides e
revistas digitais sobre o tema, que cuidadosamente escolhi para melhorar o
entendimento do projeto. Depois de pronto o blog, descobri que ele poderia ser
uma ferramenta chave na execução do projeto, poderia utiliza-lo para dar mais
interatividade na exposição e seria ferramenta de auxílio para demonstrar
melhor a história de Carybé, a pintura e o cotidiano baiano e seu contexto
cultural, foi a partir dai que mudaram radicalmente o planejamento de execução
da atividade.
- Execução
do projeto
Esta foi a etapa onde ocorreram algumas
alterações, mudou-se muito o planejamento de execução, a sala que antes era
normal passou a ser uma sala de informática em decorrência do aproveitamento do
blog na aula, a forma de exposição foi modificada em decorrência das duas
etapas de atividade uma na sala de vídeos para exposição teórica e outra na
sala de informática para a interação do trabalho com os cinco grupos, os
problemas com autorização e legislação de direitos de imagem envolvendo de
menores de idade no registro do trabalho, foram alguns empecilhos que tiveram
que ser superados ou pelo menos minimizados. A interação com os alunos e os
resultados finais da atividade foi surpreendentemente positivos, a releitura
apresentada demostrou a compreensão dos alunos que explanaram sobre as pinturas
que poderiam produzir a partir da sua vivência, de seu cotidiano o que consolidou
o objetivo do trabalho. O projeto foi bastante alterado mais a essência
permaneceu, tudo em prol da melhor execução dos objetivos e depois de concluído
o projeto acredito que tenha conseguido o êxito nesta etapa final.
- Conclusão
Neste trajeto de quase quatro meses no
trabalho de aperfeiçoamento de uma proposta desde o início ao fim, as mudanças
recorrentes e as limitações a superar, demostraram de maneira prática os
caminhos percorridos e o constante aprimoramento de um planejamento em vias de
execução. A superação de diversas dificuldades e o contato mais frequente com
uma pesquisa científica tornou-se fonte de enriquecimento e experiência o que
auxiliará futuramente na consolidação do TCC.
http://www.youtube.com/watch?v=aT0p7k2RVPE&feature=related
Referências:
Material iconográfico:
Depoimentos dos grupos de alunos que participaram do projeto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário